Snowden critica Macron: "mantém CEO do Telegram como refém para espionar conversas privadas"
Pavel Durov, que possui dupla cidadania russo-francesa, foi detido em um aeroporto ao norte de Paris no sábado
(Sputnik) - Edward Snowden, ex-contratado da Agência de Segurança Nacional dos EUA que se tornou um denunciante, acusou o presidente francês Emmanuel Macron no domingo de manter o CEO do Telegram, Pavel Durov, como refém para garantir acesso clandestino ao popular aplicativo de mensagens.
"A prisão de Durov é um ataque aos direitos humanos básicos de liberdade de expressão e associação. Estou surpreso e profundamente triste que Macron tenha descido ao nível de tomar reféns como meio de obter acesso a comunicações privadas. Isso rebaixa não apenas a França, mas o mundo", disse Snowden no X.
Durov, que possui dupla cidadania russo-francesa, foi detido em um aeroporto ao norte de Paris no sábado. O russo de 39 anos enfrenta uma ampla gama de acusações relacionadas ao uso criminoso de seu aplicativo de mídia social, incluindo terrorismo, tráfico de drogas, fraude e lavagem de dinheiro, que podem levá-lo a até 20 anos de prisão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: