TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Taiwan estuda buscar colaborações internacionais após ameaças tarifárias de Trump sobre chips

    Primeiro-ministro afirmou que estão sendo realizadas discussões urgentes sobre as ameaças dos EUA e cogitou oferecer planos de assistência à indústria

    (Foto: Reuters)
    Guilherme Paladino avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A província de Taiwan, na China, está avaliando medidas emergenciais para proteger sua estratégica indústria de semicondutores, após o presidente norte-americano Donald Trump ameaçar impor tarifas sobre a importação de chips. A possibilidade de tarifas acendeu o alerta em Taipei, que busca preservar sua posição central na cadeia global de fornecimento de tecnologia.

    Em uma declaração nesta quarta-feira (29), o primeiro-ministro taiwanês, Cho Jung-tai, afirmou que estão sendo realizadas discussões urgentes sobre o tema, de acordo com o South China Morning Post. Durante uma visita a um templo para marcar o primeiro dia do Ano Novo Lunar, Cho revelou à agência oficial CNA: "em um ou dois dias, examinaremos urgentemente se devemos oferecer mais planos de cooperação e assistência à indústria."

    Posteriormente, ele reforçou a intenção de promover colaborações internacionais como parte de uma estratégia para manter a liderança global de Taiwan no mercado de semicondutores e na cadeia de suprimentos de tecnologia.

    As declarações de Trump, feitas na última segunda-feira, direcionaram especificamente o setor taiwanês. Ele afirmou que pretende impor tarifas sobre a produção estrangeira de semicondutores, chips e produtos farmacêuticos, com o objetivo de atrair a manufatura desses bens para os Estados Unidos.

    Parceria com os EUA - Taiwan, lar da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), maior fabricante terceirizada de chips do mundo, desempenha um papel crucial no fornecimento de tecnologia para gigantes como Apple e Nvidia. O Ministério da Economia taiwanês, em resposta às declarações de Trump, destacou ontem (28) que o relacionamento no setor de semicondutores entre Taiwan e os EUA é “altamente complementar” e mutuamente benéfico.

    Segundo o ministério, o modelo de negócios que combina a expertise de design americana com a fabricação taiwanesa cria uma relação de “ganha-ganha”. Taipei afirmou que continuará monitorando de perto a política norte-americana e mantendo contatos para garantir que os interesses industriais de ambos os lados sejam preservados.

    A TSMC já tem histórico de colaboração direta com os Estados Unidos. Em 2020, durante o primeiro mandato de Trump, a empresa anunciou a construção de uma fábrica no estado do Arizona, com um investimento inicial de 12 bilhões de dólares, posteriormente ampliado para 65 bilhões de dólares.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados