Trump diz que desdolarização ameaça os EUA: "seria como perder uma guerra"
Republicano promete sanções aos países que adotem a desdolarização, processo pelo qual estes reduzem sua dependência do dólar como moeda de reserva, de troca e de referência
(Sputnik) - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse em uma entrevista ao podcast All-In que a ameaça de desdolarização é equivalente a perder uma guerra.
"Estamos perdendo muitos países no dólar, eles estão caindo como moscas", disse Trump no podcast que foi ao ar nesta quinta-feira (20). "Se algum dia perdermos isso, será o equivalente a perder uma guerra. Isso realmente nos tornaria um país de Terceiro Mundo".
Trump acrescentou que usaria tarifas para impedir que os países se afastassem do dólar.
O presidente russo Vladimir Putin disse que as restrições aos pagamentos em dólares levaram todos os países a pensarem em pagamentos em moedas nacionais e a manterem suas economias fora dos Estados Unidos, pois a confiança no Ocidente está sendo minada.
Em uma entrevista com Tucker Carlson, Putin chamou o uso do dólar pelos Estados Unidos como ferramenta de política externa de um dos maiores erros estratégicos da liderança americana. Até mesmo aliados americanos estão agora reduzindo suas reservas em dólares, com mais países mudando para moedas nacionais no comércio bilateral, disse Putin.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: