Vice-presidente eleito dos EUA ameaça comprar Groenlândia; líder da ilha defende independência plena
Já a Dinamarca planeja aumentar suas patrulhas militares no território
247 - O vice-presidente eleito dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou em entrevista ao canal Fox News, exibida neste domingo (12), que "há um acordo a ser feito na Groenlândia", reforçando a intenção expansionista do presidente eleito, Donald Trump, de tornar os EUA proprietários da maior ilha do mundo.
A Groenlândia, um território dinamarquês, é "realmente importante para os EUA estrategicamente" e possui "vastos recursos naturais", justificou Vance, acrescentando que a população local "quer ter autonomia para desenvolver" esses recursos. Segundo ele, Washington poderia conceder tal "autonomia".
No entanto, o território não abandonou suas aspirações independentistas. O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, exigiu na sexta-feira (10) mais respeito, durante uma coletiva de imprensa em Copenhague: "Temos um desejo de independência, um desejo de ser donos da nossa própria casa… Isto é algo que todos deveriam respeitar".
Ao mesmo tempo, ele disse estar pronto para conversar com Trump. Questionado se teve contato com o futuro presidente dos EUA, Egede respondeu, conforme citado pela Reuters: “Não, mas estamos prontos para conversar”.
Enquanto isso, o governo da Dinamarca propôs comprar dois novos navios de inspeção do Ártico e aumentar as patrulhas de trenós puxados por cães para reforçar sua presença militar na Groenlândia, informou a agência na sexta. Copenhague também propôs modernizar o aeroporto em Kangerlussuaq, uma antiga base militar dos EUA no oeste da Groenlândia, para acomodar caças F-35. Além disso, já reservou 400 milhões de dólares para fortalecer a vigilância e a inteligência no Ártico e no Atlântico Norte com drones de longo alcance.
Trump, que assume o cargo em 20 de janeiro, disse na última terça-feira (7) que não descartaria o uso de ações militares ou econômicas para tornar a Groenlândia parte dos EUA. No mesmo dia, o filho mais velho de Trump, Donald Trump Jr., fez uma visita à Groenlândia.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: