Xi tem reunião "de grande importância" com empresários chineses em meio a tensões com os EUA e disputa por inovação
Encontro contou com a presença de figuras como Jack Ma (Alibaba), Ma Huateng (Tencent), Ren Zhengfei (Huawei) e Wang Chuanfu (BYD)
247 - O presidente da China, Xi Jinping, reuniu-se nesta segunda-feira (17) com alguns dos principais empresários do país, incluindo líderes das gigantes Huawei, Alibaba, BYD e Tencent, para discutir o fortalecimento do setor privado. Em um momento de desafios econômicos e tensões com os Estados Unidos, Xi enfatizou a importância do empreendedorismo e da inovação para a modernização do país e garantiu que Pequim continuará a apoiar as empresas privadas.
O encontro, descrito pelo Global Times como um “simpósio de grande importância”, contou com a presença de figuras como Jack Ma (Alibaba), Ma Huateng (Tencent), Ren Zhengfei (Huawei) e Wang Chuanfu (BYD). Durante o evento, Xi Jinping reiterou o compromisso do Partido Comunista Chinês (PCCh) com o desenvolvimento tanto do setor público quanto do privado, reforçando a necessidade de um ambiente de negócios mais estável e previsível para os empresários.
Confiança no modelo chinês - O líder chinês instou os empresários a “mostrarem seu talento” e a confiarem na solidez do modelo econômico do país, destacando que o setor privado tem “amplas perspectivas e grande promessa” para criar riqueza e oportunidades. Ele também reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos empresários, mas garantiu que os desafios são temporários e podem ser superados.
Segundo Xi, a China continuará a remover barreiras que dificultam o acesso das empresas privadas a fatores de produção e a garantir um ambiente de concorrência justa. O governo também prometeu proteger os direitos e interesses legítimos dos empresários, além de ampliar a participação do setor privado em áreas estratégicas da economia.
Os empresários presentes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e discutir desafios do setor. Dados oficiais ressaltam a importância da iniciativa privada na economia chinesa, contribuindo com mais de 50% da arrecadação tributária, 60% do PIB, 70% da inovação tecnológica e 80% dos empregos urbanos. Atualmente, há mais de 55 milhões de empresas privadas registradas na China.
[Com informações da Xinhua, Global Times e da agência Reuters]
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: