Barroso: Brasil esteve perto de um desastre institucional
Integrantes de forças especiais do Exército foram alvo de operação da PF que investiga tentativa de golpe de Estado
247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, alertou nesta terça-feira (19) para a gravidade das articulações golpistas após as eleições de 2022, vencidas pelo atual presidente, Lula.
Segundo o ministro, as investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) revelam que 'estivemos mais próximos que pensávamos do impensável'. "Achávamos que já havíamos percorrido todos os ciclos do atraso institucional para termos que nos preocupar com ameaça de golpe de Estado no século XXI", disse o magistrado em aula magna para os alunos de Direito da PUC de São Paulo, conforme citado por O Estado de São Paulo.
A PF deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após o pleito de 2022. Os criminosos também planejavam restringir o livre exercício do Poder Judiciário. O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados, que estão sendo efetivados nos estados do Rio de Janeiro, de Goiás e do Amazonas, além do Distrito Federal. Além de cinco prisões, os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: