HOME > Poder

Lula se reúne com líderes da base governista na Câmara para discutir emendas e pauta econômica

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, o objetivo é "afinar a viola" após as tensões em torno das emendas parlamentares

Luiz Inácio Lula da Silva e a Câmara dos Deputados (Foto: Zeca Ribeiro / Agência Câmara I Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na tarde desta segunda-feira (26), de uma reunião com líderes dos partidos da base aliada na Câmara dos Deputados no Palácio do Planalto. Segundo a Folha de S. Paulo, o encontro tem como objetivo permitir que as lideranças partidárias expressem suas visões sobre fatos recentes da política, bem como alinhar expectativas. 

Ainda conforme a reportagem, o foco central da reunião desta tarde é o acordo firmado recentemente entre os Três Poderes que estabelece novas regras para as emendas parlamentares. Apesar da presença de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, na reunião anterior realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), membros do centrão consideram as novas medidas um retrocesso.

Além disso, a articulação política do governo também busca o apoio da base para as votações de propostas econômicas nas próximas semanas, especialmente em relação ao projeto que regulamenta a reforma tributária.

Com o Congresso se preparando para votar diversas propostas antes de focar nas campanhas eleitorais municipais, o convite para a reunião foi enviado pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PP-CE), às lideranças de todos os partidos da base governista, que engloba o PT, União Brasil, Republicanos, PP, PSD, MDB, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, PC do B, PV, Rede e Psol.

Embora o convite de Guimarães não tenha especificado os temas a serem discutidos, ele afirmou à Folha que o objetivo era "afinar a viola" após uma semana marcada por tensões em torno das emendas parlamentares. 

A ausência de detalhes abriu espaço para especulações entre os líderes partidários, incluindo a possibilidade de que a sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara seja discutida. Lira havia prometido definir até o dia 31 de agosto qual nome ele apoiará na disputa, que inclui os deputados Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP), além de Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). 

No entanto, um ministro do Palácio do Planalto indicou que o tema seria evitado ao máximo na reunião, visando evitar embates no momento em que se busca consenso em questões sensíveis.

O governo e o Congresso precisam, nesta semana, chegar a um acordo sobre a nova regulamentação das emendas parlamentares, um prazo estipulado em reunião anterior entre os Três Poderes. Entre as mudanças exigidas está a maior transparência nas emendas de comissão, que devem identificar o parlamentar responsável por essas emendas.

A falta de transparência nessas emendas, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), repete problemas semelhantes às controversas emendas de relator, conhecidas como "orçamento secreto", que foram derrubadas no fim de 2022.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados