TV 247 logo
    HOME > Poder

    Senado deve votar PEC que torna crime qualquer quantidade de drogas ilícitas. Resultado pode iniciar novo conflito com STF

    STF está a apenas um voto de decidir pela descriminalização do porte de maconha

    Congresso Nacional e maconha (Foto: Agência Brasil | Freepik)

    247 - O Senado deve votar nesta terça-feira (16), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que criminaliza a posse de qualquer quantidade de droga ilícita. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a PEC em março. 

    Apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o texto reforça o que já está previsto na Lei de Drogas, que determina penas para o porte e a posse de drogas para consumo pessoal. 

    Depois das deliberações em primeiro turno, a PEC  passará ainda por mais duas sessões de discussão, antes de ser votada em segundo turno. Uma PEC é aprovada quando acatada por, no mínimo, dois terços dos senadores (54 votos), após dois os turnos de deliberação. Se for aprovada pelos senadores em dois turnos, a proposta seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.

    A questão do porte de drogas também está sendo analisada no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o julgamento sobre o tema foi suspenso em março por um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Dias Toffoli.

    Ainda em março, o plenário do STF suspendeu mais uma vez o julgamento que vai decidir sobre a descriminalização do porte de maconha e estabelecer balizas para diferenciar tráfico e uso pessoal. 

    Até o momento, o julgamento está 5 a 3 pela descriminalização. Ou seja,  o Supremo está a apenas um voto de decidir pela descriminalização do porte de maconha. (Com informações da Agência Senado). 

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados