Sidônio demite Chrispiniano, secretário de Imprensa do Planalto, em primeira mudança na Secom
Substituição marca início da gestão do novo ministro na Secretaria de Comunicação Social
247 – O novo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, promoveu nesta quinta-feira (9) sua primeira mudança na pasta ao demitir o secretário de Imprensa do Palácio do Planalto, José Chrispiniano. A decisão foi confirmada pelo próprio ex-secretário ao Valor Econômico, fonte original da informação. Chrispiniano será substituído por Laércio Portela, que atualmente ocupa a Secretaria de Articulação da Secom.
Chrispiniano tinha uma longa trajetória com o presidente Lula, com quem trabalhava desde 2011, após o petista deixar a Presidência em 2010. Ele foi responsável pela comunicação do Instituto Lula e, com o retorno de Lula ao Planalto, assumiu o atendimento à imprensa e a gestão do perfil presidencial na plataforma X (antigo Twitter). Em entrevista ao Valor, ele confirmou a mudança e indicou que Portela, seu sucessor, já possui experiência na função, tendo sido secretário de Imprensa da Secom no segundo mandato de Lula sob o comando de Franklin Martins.
Portela também já substituiu Paulo Pimenta na chefia da Secom durante a atuação do então ministro na Secretaria Extraordinária para o Rio Grande do Sul. Segundo informações, os funcionários da Secom foram comunicados internamente sobre a substituição.
Sidônio Palmeira, apesar de ainda não ter assumido formalmente o cargo – sua posse está marcada para o próximo dia 14 –, já começou a atuar na função. A expectativa é de que outras mudanças ocorram, especialmente na Secretaria de Estratégias e Redes, atualmente liderada por Brunna Rosa Alfaia. Fontes consultadas pelo Valor indicam que Sidônio está em diálogo com integrantes da equipe de Rafael Marroquim, secretário de Comunicação de Recife, conhecido por seu trabalho na campanha do prefeito João Campos. Marroquim, no entanto, não deve deixar a prefeitura, mas pode ceder membros de sua equipe para colaborar na Secom.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: