Brasil espera 'equilíbrio' de relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos
O tema gera muitas divergências entre lideranças do campo progressista e as que fazem parte da extrema-direita
247 - O governo brasileiro afirmou que espera um relatório equilibrado da delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), que veio ao país para investigar a situação da liberdade de expressão. A expectativa no governo é que o documento seja técnico, segundo a coluna Painel. O tema gera muitas divergências entre políticos e ativistas do campo progressista e lideranças da extrema-direita.
Relator do órgão, o colombiano Pedro Vaca Villarreal chegou ao Brasil no último domingo (9) para uma série de reuniões com integrantes dos Três Poderes e aliados de Jair Bolsonaro, que passaram os últimos anos acusando o Judiciário brasileiro de censura e perseguição. Ele também terá encontros com representantes de ministérios do governo Lula, entre outros.
No Brasil, o relator colombiano se encontrou com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com deputados federais de direita, como Marcel van Hattem (Novo-RS), Bia Kicis (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO) e Carla Zambelli (PL-SP). Villarreal deixará o Brasil no final desta semana.
Nos últimos anos, investigações sobre esquemas de fake news, planos golpistas e irregularidades na administração do governo Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus deixaram seus apoiadores preocupados.
O próprio ex-mandatário está inelegível desde 2023, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral. O motivo foram declarações golpistas de Bolsonaro em 2022. Bolsonaro também foi indiciado pela Polícia Federal em três inquéritos: fraudes em cartões de vacinação, trama golpista e venda ilegal de joias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: