Lira avaliará cenário político para 2026 antes de tomar decisão sobre assumir ministério
O ex-presidente da Câmara deseja concorrer ao Senado nas próximas eleições
247 - Aliados do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se dividem sobre a possibilidade do parlamentar entrar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Existe a expectativa para que Lira recebe o convite para assumir uma pasta na Esplanada dos Ministérios com a intenção de melhorar a interlocução do Executivo com o Congresso, As informações são do Metrópoles.
Ao ser questionado em público sobre o assunto, o deputado nega que tenha sido convidado. No entanto, nos bastidores, Lira admite a possibilidade e afirma que seus interlocutores estão divididos sobre a entrada no governo. Uma parte de seus aliados vê com bons olhos a possibilidade e defende que Lira aceite o convite, caso ele se concretize. No entanto, outra metade acredita que Lira não pode atrelar sua carreira política ao PT.
O deputado afirma que precisa de um tempo para analisar o cenário político antes de tomar qualquer decisão. Ele pretende ser candidato ao Senado por Alagoas nas eleições de 2026 e deve ter como um de seus adversários o seu desafeto político, Renan Calheiros (MDB-AL). Calheiros já emplacou seu filho, Renan Filho, como ministro dos Transportes.
Em 2026, cada estado elegerá dois senadores, o que abriria a possibilidade de Lira e Calheiros lançarem uma chapa conjunta. Entretanto, essa possibilidade é descartada por ambos.
Uma das ideias iniciais de Lira era concorrer ao Senado com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), plano que ficaria inviável caso ele assuma um ministério no governo Lula. Aliados que são contra a entrada do deputado no governo argumentam que o movimento inviabilizaria a candidatura para o Senado em 2026, o obrigando a se aliar com Calheiros.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: