Lula almoça com líderes do Congresso em meio a crise na articulação política
Irritação de Lira com Padilha leva o presidente a intervir pessoalmente nas negociações entre o governo e o Legislativo
247 - O presidente Lula (PT) convidou para um almoço os líderes do Congresso e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), para discutir projetos cruciais para o Executivo. O encontro, que não constava na agenda oficial do presidente nesta sexta-feira (19), foi confirmado por fontes próximas ao assunto ao jornal O Globo e deve ocorrer no Palácio da Alvorada.
A convocação ocorre em meio a um cenário de tensão política, a menos de uma semana de o Congresso Nacional deliberar sobre os vetos de Lula ao projeto de lei que proibia a "saidinha" de presos, além de uma parcela dos recursos destinados às emendas de comissão. Além disso, o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa aumentar os vencimentos dos juízes preocupa o governo, devido ao impacto financeiro estimado em até R$ 42 bilhões anuais.
Aliados do presidente expressaram temores de que a crise na articulação política do governo se agrave, com a possibilidade de novas derrotas no Congresso. Eles argumentam que a situação chegou a um ponto crítico, exigindo a intervenção direta de Lula para negociar questões de interesse do Palácio do Planalto.
Enquanto enfrenta desafios para conter os gastos públicos, o governo se prepara para uma ofensiva no sentido de evitar medidas fiscais prejudiciais propostas pelo Congresso. No entanto, esse esforço esbarra na crise enfrentada pela articulação política, que tem dificultado a obtenção de apoio para as iniciativas do Executivo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: