Lula se reúne com Pacheco em aceno ao Congresso para debate sobre cortes de gastos
Encontro deve abordar temas como a revisão de gastos públicos e o Projeto de Lei Complementar que propõe regras para o pagamento das emendas parlamentares
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), têm um encontro marcado para esta quarta-feira (13), às 9h, no Palácio do Planalto. Embora fora da agenda oficial da Presidência, o encontro deve abordar temas como a revisão de gastos públicos e o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 175/24, que propõe regras para o pagamento das emendas parlamentares, destaca o Metrópoles.
A movimentação sugere um aceno do Planalto para que o Congresso Nacional participe ativamente no debate sobre o corte de gastos públicos. A inclusão do Legislativo nessa discussão é uma reivindicação antiga e parlamentares já cobraram o governo para serem consultados antes de decisões sobre o orçamento da União.
Na véspera, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou que não havia sido convidado para o encontro com Lula, além de ter manifestado sua insatisfação com a situação. Segundo a reportagem, Lira já teria se reunido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para expressar a necessidade de repensar os subsídios destinados à área da saúde, o que indica a amplitude do debate orçamentário.
Desde a semana passada, Lula tem se reunido com os ministros que compõem a Junta de Execução Orçamentária (JEO) para avaliar as contas públicas e assegurar o equilíbrio fiscal. A previsão é de que o governo envie uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e um projeto de lei (PL) ao Congresso, visando institucionalizar as mudanças orçamentárias.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: