PEC que reduz idade mínima de candidaturas deve encontrar resistência no Senado
A proposta está sendo defendida por parlamentares do PL
247 - A proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da idade mínima para candidatos que disputarem cargos públicos deve encontrar resistência no Senado, informa o Metrópoles. O texto prevê a redução da idade mínima de 35 para 30 anos para quem quer concorrer à Presidência da República e ao Senado. Já para candidatos ao governo do estado, a idade mínima iria de 30 para 28 anos, enquanto para prefeitos e deputados de 21 para 20.
A proposta é articulada pelo deputado Eros Biondini (PL-MG), e tem ganhado o apoio da bancada do PL na Câmara. No entanto, senadores já sinalizaram nos bastidores que o texto tem poucas chances de avançar no Congresso, já que haveria grande resistência no Senado. A avaliação é de que a redução da idade aumentaria o'número de concorrentes aos senadores já nas eleições de 2026.
A proposta precisa de assinaturas de, no mínimo, 171 dos 513 deputados para começar a tramitar na Câmara. Para que seja promulgada, precisa ser aprovada tanto por deputados quanto por senadores.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: