TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Planalto vê pouca chance de União Brasil assumir a presidência da Câmara e do Senado

    A última vez que um partido comandou as duas Casas Legislativas teve foi entre 2019 e 2021, quando o extinto DEM ocupou as duas posições

    Davi Alcolumbre (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

    247 - Integrantes do governo Lula avaliam que a possível eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado poderá dificultar os planos de Elmar Nascimento (União-BA) em suceder Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara dos Deputados. 

    Segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, a avaliação é que tanto Alcolumbre quanto Nascimento pertencem ao mesmo partido, o União Brasil, e que “dificilmente um único partido conseguirá levar as presidências da Câmara e do Senado, como já ocorreu no passado com outras legendas”.

    Os governistas ressaltam que o Legislativo brasileiro está em um "momento diferente", marcado por uma divisão mais acentuada entre os partidos do Centrão, o que torna difícil para uma mesma sigla controlar as duas casas legislativas. A última vez que um partido teve essa conquista foi entre 2019 e 2021, quando o extinto DEM ocupou as duas posições com Rodrigo Maia (RJ) na Câmara e Davi Alcolumbre no Senado.

    Além de Elmar Nascimento, outros nomes já se apresentam como pré-candidatos à presidência da Câmara, entre eles Antônio Brito (PSD-BA), Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e Marcos Pereira (Republicanos-BA).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados