HOME > Brasília

Zambelli enrola e adia depoimentos no caso da invasão aos sistemas do CNJ

Defesa da deputada já conseguiu adiar seu depoimento quatro vezes

Carla Zambelli e Walter Delgatti (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados | Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e sua defesa têm se envolvido em uma série de adiamentos relacionados ao caso da invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), destaca Ricardo Noblat, do Metrópoles. A defesa da parlamentar pediu, ao menos, quatro vezes o adiamento de seu depoimento no inquérito que investiga a suposta contratação do hacker Walter Delgatti para realizar ataques cibernéticos com o objetivo de adulterar informações judiciais. O caso, que ganhou destaque em 2023, envolve graves acusações, como a emissão de um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Zambelli teria contratado Delgatti para comandar uma série de ataques entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, com o objetivo de fraudar documentos e manipular decisões judiciais. 

O episódio mais recente ocorreu nesta semana, quando Zambelli solicitou o adiamento da audiência de instrução que estava marcada para quinta-feira (26). Segundo a defesa, a parlamentar teria sentido um mal-estar e foi internada no Hospital do Coração, em São Paulo, após realizar testes para diagnosticar uma arritmia cardíaca. Esse não foi o primeiro pedido de adiamento feito pela deputada ao longo da investigação. Em ocasiões anteriores, ela já havia solicitado outras três remarcações.

Em maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, tornar tanto Carla Zambelli quanto o hacker Walter Delgatti réus no processo que investiga a invasão do sistema do CNJ. O tribunal negou o pedido da defesa para o adiamento da votação que os transformaria em réus, encerrando mais uma tentativa de protelação.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados