HOME > Sudeste

Avião caiu porque estava com uma velocidade muito baixa, diz especialista

Não houve sobreviventes na queda da aeronave em Vinhedo

Avião da Voepass acidentado em Vinhedo (Foto: Reprodução/TV Globo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O especialista em aviação Joselito Geraldo de Sousa, conhecido como Lito Sousa, analisou a queda do avião em Vinhedo (SP), que resultou na morte dos 61 ocupantes a bordo nesta sexta-feira (9). Em uma transmissão ao vivo no YouTube, ele explicou que a aeronave pode ter perdido sustentação no ar devido à incapacidade de manter a velocidade necessária para o voo.

“[O avião] não planou porque atingiu uma condição em que sua velocidade era muito baixa”, explicou Sousa. Durante a queda, a aeronave desceu em uma posição vertical, girando em "parafuso chato" até colidir com o solo. “Ele foi diminuindo a velocidade até chegar em um ponto em que não havia mais sustentação”.

Outra hipótese para o acidente envolve uma falha no sistema de anticongelamento da aeronave, conforme informou o site Metrópoles. Em entrevista ao portal, o especialista em aviação Roberto Peterka afirmou que “o gelo acaba se formando nas asas e altera o perfil aerodinâmico, e aí a aeronave perde a sustentação e vem para o chão”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados