Câmeras em todas as operações policiais? Governo Tarcísio argumenta impossibilidade em manifestação ao Supremo
Das unidades da PM no estado de São Paulo, apenas 52% usam os equipamentos disponíveis
247 - O governo de São Paulo informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não tem como implementar câmeras corporais em todas as operações da Polícia Militar (PM). De acordo com um ofício da Procuradoria-Geral do Estado, os 10 mil equipamentos disponíveis não são suficientes para atender ao efetivo de 80 mil policiais militares. Das unidades da PM no estado, apenas 52% usam o dispositivo.
Segundo o governo, as 10.125 câmeras não podem ser ativadas simultaneamente. Quando metade está em uso, os outros 50% estão em processo de "upload" e recarga de bateria.
As mortes provocadas por policiais militares no estado de São Paulo aumentaram 98% nos dois primeiros anos do governo Tarcísio, de acordo com informações divulgadas pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial, do Ministério Público (Gaesp-MPSP).
Foram registradas 355 ocorrências entre janeiro e novembro de 2022. No mesmo período de 2024, segundo ano da gestão, o número subiu para 702 mortes. As estatísticas incluem mortes cometidas por policiais militares em serviço e fora de serviço.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: