Castro solicita transferência de líderes de facções para presídios federais; Lewandowski oferece 10 vagas imediatas
Governador do RJ terá mais reuniões em Brasília com autoridades ligadas à segurança pública
Por Felipe Amorim (Agenda do Poder) - O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve em Brasília nesta quarta-feira (5) para solicitar ao governo federal medidas adicionais de reforço à segurança pública do estado. Entre as demandas apresentadas, destacou-se o pedido de transferência de líderes de facções criminosas para o sistema penitenciário federal.
Em resposta, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, comprometeu-se a disponibilizar, “de imediato”, 10 vagas em unidades federais. O encontro entre Castro e Lewandowski ocorreu ao meio-dia, no Palácio da Justiça, em Brasília. Contudo, apesar do acordo entre as autoridades, a remoção dos detentos está sujeita à autorização judicial.
“A missão é a cooperação total entre a União e o Rio de Janeiro. Estamos empenhados em combater o crime de maneira cooperativa e integrada. Este é mais um exemplo da integração federativa que a PEC da Segurança Pública pretende consolidar”, afirmou Lewandowski.
A assessoria de imprensa do governo fluminense confirmou que uma das questões abordadas durante a reunião foi a transferência de líderes criminosos do Rio para presídios federais.
Ainda no decorrer do dia, o governador se reunirá com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, e o diretor de Operações Integradas e Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rodney da Silva, para discutir novas estratégias no enfrentamento ao crime organizado no estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: