Castro volta a defender abordagem da PM contra jovens negros filhos de diplomatas e critica Itamaraty
O governador do RJ ainda negou que o caso se tratava de um episódio de racismo
247 – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), voltou a criticar nesta quarta-feira (10) a postura do Itamaraty em relação à abordagem truculenta de policiais militares contra filhos de diplomatas, ocorrida na última quinta-feira (4), em Ipanema. O grupo de adolescentes era composto por três jovens negros, que teriam sido os únicos revistados pelos agentes.
"Quando eles [Itamaraty] querem, eles ligam. Enviar um ofício posterior não quer dizer nada depois de ter avacalhado a polícia. Totalmente dispensável o ofício deles", afirmou.
Após o episódio, o Itamaraty encaminhou um ofício ao governo do Rio de Janeiro solicitando uma investigação sobre o ocorrido e divulgou uma nota pública afirmando que espera uma "apuração rigorosa e responsabilização adequada” dos agentes envolvidos na abordagem.
Na terça-feira (9), Castro já havia defendido a abordagem dos militares no caso, criticando a postura do órgão e negando que se tratava de um episódio de racismo.
“Espero por parte do Itamaraty um pouco mais de respeito e consideração pela Polícia Militar. Quando os filhos deles estão aqui quem vai defender é a polícia. Então atacar a polícia sem ao menos ligar antes para dialogar…”, declarou Castro.
Entenda o caso: No episódio ao qual Castro fez referência, um grupo de adolescentes, sendo três deles negros, foi abordado em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Em vídeos da câmera de segurança de um prédio, os jovens aparecem chegando na portaria quando uma viatura da PM sobe na calçada e policiais descem do carro armados. Eles obrigam os jovens a encostar na parede.
Segundo o relato dos adolescentes, apenas os jovens negros foram submetidos à revista. As famílias deles acusam a Polícia Militar de racismo. (Com informações da Folha).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: