TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Explosão de avião em Ubatuba já mobiliza investigação da FAB

    Queda de aeronave deixa um morto e sete feridos no litoral de São Paulo; causas estão sob análise do Cenipa

    Avião que caiu em Ubatuba (SP) (Foto: Reprodução/X/@SIDNEYVARELA5)
    Guilherme Levorato avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Na manhã desta quinta-feira (9), um grave acidente envolvendo um avião de pequeno porte em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, deixou um morto e sete feridos. A tragédia ocorreu na praia do Cruzeiro, nas proximidades do aeroporto da cidade, quando a aeronave ultrapassou os limites da pista e explodiu ao atingir a área costeira.  

    O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), já mobilizou uma equipe para apurar as circunstâncias da ocorrência, informa o Metrópoles. Segundo informações divulgadas pela instituição, especialistas do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram enviados ao local para conduzir a chamada "ação inicial". Essa etapa inclui a coleta e confirmação de dados que ajudarão a esclarecer as causas do acidente. O resultado preliminar será disponibilizado no Painel SIPAER, ferramenta pública de monitoramento do Cenipa.  

    O que se sabe sobre o acidente - A tragédia ocorreu por volta das 10h. De acordo com relatos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, a aeronave transportava três adultos e duas crianças no momento do impacto. O piloto, que chegou a ser retirado das ferragens e reanimado, não resistiu aos ferimentos. Outras quatro pessoas que estavam a bordo sofreram ferimentos e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).  

    Além dos ocupantes do avião, três pessoas que transitavam pela região também ficaram feridas. A concessionária Voa, responsável pela administração do aeroporto de Ubatuba, informou que a aeronave atravessou o alambrado da cabeceira da pista antes de atingir uma mulher e uma criança que estavam próximas a uma pista de skate. Ambas as vítimas externas ao avião estão fora de perigo, segundo a Defesa Civil.  

    Dinâmica do acidente - O avião, de prefixo PR-GFS, era um modelo registrado para sete passageiros, conforme dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A aeronave partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e estava em fase de pouso quando perdeu o controle, ultrapassando os limites da pista.  

    Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o avião, já destruído, aparece em meio a densa fumaça e chamas. As imagens foram gravadas por testemunhas que presenciaram a cena chocante.  

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados