TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Lawfare: USP abre processo contra Mascaro, um dos maiores intelectuais marxistas do País, após denúncias anônimas do Intercept

      Professor pode perder o cargo na universidade após denúncia anônimas de cunho sexual

      Alysson Mascaro (Foto: Reprodução Youtube)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Universidade de São Paulo (USP) instaurou um Processo Administrativo Disciplinar contra o professor Alysson Mascaro, alvo de uma campanha de cancelamento. Mascaro lecionava na Faculdade de Direito e é um principais intelectuais marxistas brasileiros. 

      O PAD irá apurar denúncias de assédio sexual feitas por alunos e ex-alunos de forma anônima e divulgadas pelo site dos Estados Unidos The Intercept, informou o portal G1 nesta quarta-feira (12). 

      A reportagem do site estadunidense, a partir de depoimentos anônimos, alega que Mascaro promoveria assédio de seus alunos, mas deixa claro que jamais houve qualquer acusação formal contra ele na USP ou na Universidade Mackenzie, onde ele lecionou anteriormente.

      Mascaro nega as acusações e sua defesa alega falta de provas, reforçando que os relatos são anônimos e que há uma campanha de difamação contra ele.

      Mascaro foi afastado de suas funções na USP depois que o governador Tarcísio de Freitas, de extrema direita, publicou um decreto permitindo o afastamento cautelar antes mesmo de qualquer apuração interna.

      O The Intercept foi fundado pelo bilionário Pierre Omidyar, figura notoriamente conectada ao estado profundo americano e à promoção de revoluções coloridas ao redor do mundo, como foi o golpe de 2016 contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

      Paradoxalmente, o veículo se apresenta ao público brasileiro como um site progressista – e não de extrema direita, embora suas ações práticas, como o assassinato de reputações e o cancelamento, sejam condutas típicas desse segmento político. Essa maquiagem ideológica do Intercept se enquadra no conceito de “full spectrum dominance", ou seja, dominação de espectro total, em que impérios dominam povos colonizados oferecendo alternativas de direita, extrema-direita ou mesmo pretensamente “progressistas". O objetivo é enquadrar o pensamento de esquerda dentro de uma lógica que serve aos interesses imperiais. Não por acaso, as principais vítimas do cancelamento são vozes importantes do pensamento de esquerda, como ocorreu recentemente com o professor Boaventura de Sousa Santos, o ex-ministro Silvio Almeida e, agora, o professor Alysson Mascaro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados