Nunes diz torcer por candidatura de Bolsonaro à Presidência 'para Tarcísio disputar a reeleição'
Prefeito de São Paulo voltou a afirmar que não será candidato ao governo estadual e reforçou desejo de cumprir os quatro anos de mandato
247 - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), declarou que torce para que Jair Bolsonaro (PL) seja candidato à Presidência da República em 2026. A fala ocorre um dia após Nunes ter deixado em aberto, durante uma coletiva de imprensa, a possibilidade de disputar o governo do Estado, caso o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), opte por concorrer ao Palácio do Planalto.
“Me perguntaram se eu prometo que não serei candidato. Não faz sentido a pergunta e, assim, não tem sentido eu prometer. Estou no terceiro mês da nova gestão, torço para que o presidente Bolsonaro seja candidato, assim o Tarcísio concorre à reeleição e obviamente serei o maior apoiador”, afirmou o prefeito em entrevista à CNN Brasil.
Apesar das especulações em torno de seu nome, Nunes reforçou que, no cenário atual, “nem cabe uma candidatura” de sua parte ou de qualquer outro político. “Nunca disse que sou candidato em 2026. Aliás, o que tenho dito é que quero cumprir os quatro anos”, disse à emissora.
O nome de Ricardo Nunes, assim como o do secretário estadual de Governo Gilberto Kassab (PSD) e o do vice-governador Felício Ramuth (PSD), tem sido cogitado nos bastidores para representar a continuidade da gestão Tarcísio caso o atual governador entre na corrida presidencial.
Na segunda-feira (24), Kassab também falou à CNN e afirmou: “O candidato em São Paulo é o Tarcísio, e o meu candidato será o dele. Caso ele decida disputar a Presidência e avalie que o meu nome é o mais adequado, eu aceito a missão”.
Tarcísio, por sua vez, vem insistindo publicamente que seu projeto político é a reeleição em São Paulo. Ao lado de Jair Bolsonaro, em entrevista ao podcast Inteligência LTDA, o governador afirmou que “meu candidato à Presidência da República é Jair Bolsonaro e eu vou ser candidato à reeleição em São Paulo”.
Outro nome que passou a circular nos meios políticos é o do deputado estadual André do Prado (PL), atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Em evento da Secretaria Estadual de Educação, ele se colocou como uma opção da direita paulista para o governo do Estado em 2026.
“Tenho 32 anos de vida pública. Já fui vereador, vice-prefeito, prefeito, estou no meu quarto mandato como deputado e presido a Assembleia. Não tenho medo de desafios. Estou pronto para alçar qualquer voo político”, declarou.
Jair Bolsonaro - Apesar das declarações de apoio por parte dos aliados, Jair Bolsonaro está inelegível até 2030. Além disso, o ex-mandatário poderá se tornar no âmbito do chamado “inquérito do golpe, que apura uma trama de golpe de Estado visando permanecer no poder após ter sido derrotado pelo então candidato e atual Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022.
Caso seja condenado às penas máximas de todos os crimes, o ex-mandatário pode pegar até 43 anos de prisão. Bolsonaro é acusado dos crimes de liderar organização criminosa armada, cuja pena varia de 3 a 8 anos, mas que pode chegar a 17 anos devido ao uso de armas e ao envolvimento de funcionários públicos. O ex-mandatário também responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, que prevê reclusão de 4 a 8 anos, além de golpe de Estado, que pode resultar em pena de 4 a 12 anos de prisão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: