Polícia de SP afasta 5 agentes que levaram youtuber em operação da PM
O vídeo gravado durante a ação policial foi postado em 2 de junho e já ultrapassou 1,5 milhão de visualizações
247 – Após o youtuber norte-americano Gen Kimura participar de uma operação da Polícia Militar em áreas periféricas da capital paulista, cinco policiais militares foram afastados dos cargos. A informação foi divulgada pelo portal Terra nesta quarta-feira (26).
“A Polícia Militar instaurou uma sindicância e afastou os cinco agentes envolvidos no caso. As investigações prosseguem com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias e adotar as medidas cabíveis em relação ao fato”, afirmou a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com a pasta, o agente que havia autorizado a participação do youtuber já tinha sido remanejado das funções na última terça-feira (25).
O vídeo gravado durante a operação policial foi postado em 2 de junho e já ultrapassou 1,5 milhão de visualizações. Em determinado momento da filmagem, Kimura aparece posando com uma arma da PM e documentando a incursão em duas regiões da periferia de São Paulo. Um agente da corporação chega a afirmar ao youtuber que mortes de criminosos são comemoradas com "charutos e cervejas".
Durante a gravação, os agentes também mostram a Kimura a sala da reserva de armas, a academia e o treinamento para mobilizar suspeitos.
"Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações", esclareceu a secretaria.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: