TRE decide manter Cláudio Castro como governador do RJ
Acusação do MPE envolve o suposto uso de cargos “secretos” do governo para fins eleitorais em 2022
Agenda do Poder - A juíza Katia Valverde Junqueira votou nesta quinta-feira (23) pela absolvição da chapa eleitoral do atual governador Cláudio Castro e ampliou a votação contrária à cassação. O placar chegou a 4 a 3 com o voto final do desembargador Henrique Figueira, pela cassação.
Anteriormente, votaram também os desembargadores Fernando Cabral, Gerardo Carnevale, e a juíza Daniela Bandeira, além do desembargador Marcello Granado e o relator Petersen Simão.
O desembargador federal Marcello Granado, primeiro a votar nesta quinta-feira, se manifestou pela absolvição. Em sua avaliação, qualquer irregularidade na Uerj e Ceperj não houve influência no período eleitoral. O voto de Granado foi divergente do parecer do relator Petersen, que pediu a cassação.
Na sessão da última sexta-feira, Peterson Simão havia pedido vista do processo após voto do relator, desembargador Peterson Barroso Simão, pela cassação. Além do governador e de seu vice. Também é réu o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil).
A acusação do Ministério Público Eleitoral (MPE) envolve o suposto uso de cargos “secretos” do governo para fins eleitorais em 2022. Desde dezembro daquele ano, Castro e outros 11 réus são investigados pelo caso.
O presidente da Corte, desembargador Henrique Figueira, já manifestou aos advogados das partes o desejo de colocar um ponto final no caso na tarde desta quinta-feira, 23.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: