TV 247 logo
HOME > Sul

Acordo sobre dívida do Rio Grande do Sul será anunciado na segunda-feira, diz Lula

Presidente participou de evento nesta quinta para anunciar medidas de socorro ao estado e passou uma mensagem de esperança: "não há crise que consiga vencer o ânimo do brasileiro"

Lula com outras lideranças anunciando medidas para ajudar a população do RIo Grande do Sul (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (9) do anúncio de medidas relacionadas ao Rio Grande do Sul, estado afetado por fortes chuvas que já deixaram ao menos 107 mortos e um rastro de devastação nunca antes visto.

Na cerimônia em Brasília, o presidente pediu esforços conjuntos também do Legislativo e Judiciário, para que atuem 'como se fôssemos uma orquestra, e a gente possa atender o mais rápido possível as pessoas'. Ele saudou o papel 'extremamente importante e solidário' dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além do presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso.

Lula também afirmou que somente será possível ter dimensão do estrago causado pelas enchentes quando a água baixar, e cobrou do Ministério da Fazenda e da Casa Civil trabalho contínuo para prestar auxílio à população gaúcha.

O presidente também afirmou que espera chegar a um acordo sobre a dívida do estado na segunda-feira, além de medidas para atender diretamente a população, na terça-feira.

Lula prometeu que seu governo percorrerá o estado e não permitirá que a burocracia atrapalhe os esforços de reconstrução. "Depois vamos ter que fazer uma visita a todo o estado do Rio Grande do Sul, vamos ter que percorrer todas as cidades, para que a gente tenha noção de que a gente não pode permitir que nenhum viés burocrático possa atrapalhar a urgência das medidas que estamos anunciando. E ainda vamos precisar do esforço de todo mundo. Por isso, Lira, quero agradecer o esforço da Câmara dos Deputados pela urgência que votou o decreto [de calamidade]. Quero agradecer a todos os companheiros que têm participado e sobretudo ao povo brasileiro, gente, porque não é a primeira vez", disse.

O presidente ainda afirmou que o ânimo do povo brasileiro é capaz de superar qualquer crise, e criticou as mentiras espalhadas nos últimos dias visando descredibilizar os esforços federais.

"Nunca antes na história do Brasil houve um desastre dessa magnitude e uma solidariedade dessa, mas toda vez que tem uma desgraça em algum lugar o povo brasileiro se manifesta. Obviamente que você tem do outro lado as pessoas torcendo para a desgraça aumentar. É só você ver a quantidade de fake news, a quantidade de provocações, de mentiras, de leviandades, pessoas que não levam em conta sequer o sacrifício de gente que está trabalhando no Rio Grande do Sul, pessoas sem dormir duas ou três noites, e que são ofendidos, xingados por uma quadrilha de malfeitores, que estão tentando atrapalhar o sossego de quem quer trabalhar. Então a solidariedade é uma coisa excepcional. Acho que se um dia tiverem que dar um prêmio Nobel de solidariedade ao povo de algum país, eu não tenho dúvidas de que o povo brasileiro receberá esse prêmio Nobel, porque é um povo muito solidário e muito generoso, apesar de uma minoria ser tão perversa como é", disse Lula.

"A gente nunca tem todo o dinheiro do mundo. E eu já disse três vezes: não faltará esforço desse governo. Vamos tentar cavucar dinheiro aonde tiver dinheiro. O Barroso acabou de descobrir que tinha R$ 100 milhões lá em alguma coisinha na Justiça. A Caixa Econômica já falou que os ‘véinho’ lá já arrumaram R$ 709 mil. Então se a gente ficar cavucando a gente vai encontrar os recursos necessários para a gente devolver a dignidade ao povo gaúcho. É isso que nós vamos fazer. Queremos contar com o apoio dos deputados, dos senadores, da máquina administrativa do governo federal, com o poder Judiciário para que a gente dê um exemplo de que não há crise nesse país que consiga vencer o ânimo do povo brasileiro. Boa sorte a todos nós, ao povo gaúcho, minha solidariedade ao povo gaúcho", finalizou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados