Força Nacional continuará no RS por mais 30 dias, decide Ricardo Lewandowski
Agentes federais atuam nas áreas atingidas pelas enchentes com o suporte de viaturas, helicópteros, embarcações e jetskis
247 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou a Portaria 687/2024 que autoriza a prorrogação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio ao Rio Grande do Sul por mais 30 dias. Os 300 agentes da Força Nacional continuarão atuando nas ações de policiamento, busca e salvamento nas atividades e nos serviços imprescindíveis, até o próximo dia 16 de junho.
Os agentes federais atuam nas áreas atingidas pelas enchentes com o suporte de cinco helicópteros, 21 embarcações de resgate e 18 botes de resgate. Também estão sendo utilizados na força-tarefa federal 11 jetskis e mais de 200 viaturas (entre viaturas comuns, viaturas-reboque, caminhonetes especiais, caminhões e ônibus). As polícias federais resgataram, até o momento, mais de duas mil pessoas e cem animais e transportaram mais de três mil quilos de mantimentos.
De acordo com autoridades gaúchas, o estado tem 458 dos seus 497 municípios com problemas por causa das enchentes. Mais de 2,2 milhões de pessoas foram atingidas por conta das chuvas. As estatísticas apontaram que 617 mil pessoas estão fora de suas casas - 540,1 mil estão desalojadas (em casas de amigos ou parentes) e 77,2 mil foram acolhidas em abrigos. 154 pessoas morreram entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio.
O emprego da Força Nacional ocorrerá em articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Os agentes também vão colaborar com o Corpo de Bombeiros Militar do RS em operações de salvamento em cidades atingidas pelas enchentes, como São Leopoldo e Canoas. Os agentes, ainda, apoio ao policiamento ostensivo em localidades como Porto Alegre e Nova Santa Rita.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: