Gleisi defende debate sem 'açodamento ou espírito de revanche' sobre maconha no Congresso
Nesta terça-feira, o STF descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, provocando no Congresso uma avaliação de que a Corte atropelou os parlamentares no caso
247 - A presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), defendeu pelo X, antigo Twitter, nesta quarta-feira (26), que o Congresso Nacional debata questões sobre a maconha sem "açodamento" ou "espírito de revanche" contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Isto porque a Corte decidiu na terça-feira (25) descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, provocando no Legislativo a percepção de que os ministros do Supremo teriam invadido a competência de deputados e senadores.
Gleisi afirmou que a decisão do STF e a eventual invasão de competência não podem "servir de pretexto para retrocessos no Congresso". "A decisão do STF em diferenciar usuário ou dependente de maconha de quem é traficante não pode servir de pretexto para retrocessos no Congresso, como é o caso da PEC das Drogas aprovada no Senado e que agora entrou na agenda da Câmara. É um tema que exige um debate sério envolvendo toda a sociedade e que levou quase dez anos para ser decidido pelo STF. O Legislativo tem sim de defender suas prerrogativas, mas não é com açodamento nem com espírito de revanche".
A PEC das Drogas consiste em uma proposta de emenda à Constituição que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: