TV 247 logo
    HOME > Sul

    Maria do Rosário aposta em campanha para reverter abstenções e superar Melo no segundo turno em Porto Alegre

    A cidade foi a capital brasileira com o maior índice de abstenções no primeiro turno

    Pedro Ruas (PSOL), Maria do Rosário (PT) e Tamyres Filgueira (PSOL) (Foto: Lucas Pitta Klein)

    247 - A campanha da candidata à Prefeitura de Porto Alegre pelo PT, Maria do Rosário, aposta na reversão do alto índice de abstenções registrados no primeiro turno das eleições na cidade para superar o prefeito Sebastião Melo (MDB). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 31,51% dos eleitores de Porto Alegre não votaram em nenhum candidato no último domingo (6), o maior índice de abstenções entre as capitais brasileiras.

    Com 100% das urnas apuradas, Melo registrou 49,72% dos votos válidos, enquanto Rosário teve 26,28%. Em sua primeira fala após a divulgação dos resultados, a candidata do PT se dirigiu exatamente aos eleitores que se abstiveram para afirmar que as eleições são um momento decisivo para a reconstrução da cidade após as enchentes de maio. “Me dirijo àqueles que não foram votar. Nessa hora, nossa cidade não está decidindo apenas os próximos quatro anos. Após a tragédia que nós vivemos, diante das dificuldades administrativas que Porto Alegre vive, nós estamos abrindo um período em que a próxima gestão definirá o futuro para os próximos 15, 20 anos. Então o meu convite às pessoas é que possamos mostrar ao Brasil um segundo turno com muito mais eleitores indo para a urna. Nós tivemos um grande número de abstenções, e a democracia é também exercida, principalmente, quando a pessoa percebe que o direito de voto é o direito de se posicionar”, afirmou.

    A deputada federal também ressaltou o histórico de participação popular em Porto Alegre, e disse que as abstenções podem significar um protesto contra a política. “Porto Alegre é uma cidade berço da democracia participativa. Eu estou acompanhada por prefeitos como Raul Pont, Tarso Genro, Olívio Dutra e José Fortunati. O sentimento que temos pela nossa cidade é que ela pode ir além. Por isso, o segundo turno é um novo momento. A mudança venceu. A mudança esteve nos votos da Juliana (Brizola) e nos votos que nos foram conferidos. Mas também esteve naqueles que se abstiveram e não foram às urnas. Se abster é o significado de um protesto contra a política. Por isso, aos senhores e senhoras que não votaram no primeiro turno, eu quero dizer que vocês têm uma alternativa”, disse Maria do Rosário.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados