TV 247 logo
    HOME > Sul

    Quase metade dos municípios gaúchos ainda registra falta de energia elétrica

    O governo local informou que o RS tem 78 cidades em estado de calamidade e 340 em estado de emergência

    Catástrofe climática no Rio Grande do Sul (Foto: Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que moradores de 222 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul ainda sofrem com falta de energia elétrica nesta quarta (22) por causa das enchentes. São áreas em que o serviço é distribuído pelas concessionárias RGE, CEEE Equatorial, Certel e Certaja. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram impactadas pelas chuvas no estado, onde 161 pessoas morreram. O governo gaúcho informou que o RS tem 78 cidades em estado de calamidade e 340 em estado de emergência.

    De acordo com a RGE, 89,5 mil clientes (2,9% do total) continuam sem energia na área que a concessionária atende. As regiões mais afetadas são a metropolitana de Porto Alegre, Vale do Taquari, Vale dos Sinos e Vale do Rio Pardo. A empresa afirmou que as equipes seguem mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia no menor prazo possível. Os relatos das empresas foram publicados no jornal Folha de S.Paulo. "A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento", diz a concessionária, em nota. Os dez municípios com maior número de clientes sem luz são Canoas, São Leopoldo, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Rio Pardo.

    Segundo a CEEE Equatorial, na manhã desta terça, 71.103 mil clientes (3,8% do total) continuavam sem energia na área de concessão. Em Porto Alegre são 46 mil clientes sem luz - 44 mil tiveram fornecimento interrompido por motivo de segurança.

    A Certaja, que distribui energia para 30 mil clientes em 20 municípios, afirma ter oito cidades afetadas pela falta de energia. Em nota, a empresa disse que locais com alagamentos tiveram o fornecimento de energia desligado por questões de segurança. "Eles serão religados novamente somente após inspeção de nossa equipe técnica. Este procedimento é essencial para evitar acidentes e preservar vidas".

    A Certel, em nota publicada nas redes sociais, disse que funcionários trabalham para restabelecer energia. "São menos de 80 associados sem energia", afirmou a concessionária. Entre as cidades que ainda sofrem com falta de luz estão Arroio do Meio, Boqueirão do Leão e Travesseiro.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados