TV 247 logo
    HOME > Saúde

    Califórnia mira alimentos ultraprocessados em nova iniciativa de saúde

    Objetivo é combater lanches industrializados e bebidas açucaradas, além de investigar mais a fundo os efeitos dos corantes alimentares sintéticos na saúde

    (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
    Guilherme Levorato avatar
    Conteúdo postado por:

    Reuters - O governador da Califórnia, Gavin Newsom, emitiu nesta sexta-feira uma ordem executiva com o objetivo de combater alimentos ultraprocessados, como lanches industrializados e bebidas açucaradas, além de investigar mais a fundo os efeitos dos corantes alimentares sintéticos na saúde.

    A ordem prevê a possibilidade de utilizar fundos públicos de hospitais da Califórnia e do programa Medi-Cal Managed Care para melhorar o acesso local a alimentos frescos e saudáveis e promover a saúde pública.

    Por que é importante - A ordem faz referência a um novo relatório do Comitê Consultivo para Diretrizes Alimentares de 2025, que aponta que 73% dos adultos norte-americanos com 20 anos ou mais estão com sobrepeso ou obesidade, e 38% das crianças e jovens de 12 a 19 anos são pré-diabéticos.

    Contexto - Essa medida segue outras iniciativas de Newsom voltadas para alimentos saudáveis, como restrições a refrigerantes e bebidas com cafeína em escolas e um limite proposto de açúcar em leites não lácteos, previsto para entrar em vigor em 2025.

    Além disso, a iniciativa vem após um apelo de Robert F. Kennedy Jr., futuro líder do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, para banir certos aditivos alimentares e remover alimentos ultraprocessados das refeições escolares.

    Citação principal - “Os alimentos que consumimos não deveriam nos adoecer ou causar consequências para a vida toda”, afirmou Newsom. “Trabalharemos com a indústria, consumidores e especialistas para combater os alimentos ultraprocessados e criar um futuro mais saudável para todos os californianos".

    Próximos passos - O Departamento de Saúde Pública da Califórnia e o Escritório de Avaliação de Saúde Ambiental devem apresentar recomendações até 1º de abril de 2025.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados