Programa Mais Médicos responde por 60% dos profissionais nas cidades mais vulneráveis
O novo edital teve recorde de adesões, com 33 mil inscrições para concorrer às mais de 3,1 mil vagas em mais de 1.500 cidades brasileiras
247 - O secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps), Felipe Proenço, afirmou nesta quinta-feira (18) que "60% dos profissionais dos municípios mais vulneráveis do país" fazem parte do programa Mais Médicos. O novo edital do programa, deste mês, teve recorde de adesões, com 33 mil inscrições para concorrer às mais de 3,1 mil vagas em mais de 1.500 cidades brasileiras. Serão ofertadas vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais como negros, quilombolas e indígenas. Mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados. O Ministério da Saúde é comandado por Nísia Trindade atualmente.
Em conversa com a Rádio Liberal, do Pará, o secretário detalhou que, na atual gestão, o número de médicos do programa praticamente triplicou no estado. "No final de 2022, havia 638 profissionais ativos. Agora, são 1.373. Com o novo edital, a expectativa é que cheguem mais 195 médicos nos municípios paraenses", informou.
"A gente precisa avançar para enfrentar as desigualdades, fortalecer o Sistema Único de Saúde e, principalmente, cuidar da população brasileira", pontuou Proenço. "O Mais Médicos foi descaracterizado. Nós começamos o ano de 2023, quando a ministra Nísia assumiu, com mais de 4 mil equipes de saúde da família sem médicos. Nesse sentido, é gratificante saber que hoje preenchemos essa lacuna", acrescentou.
"Quando um médico de família atende um diabético na atenção primária, evita-se que a condição daquele paciente venha a se agravar e que ele precise internar, por exemplo. Se ampliarmos os horários de atendimento e a quantidade de profissionais, beneficiamos os trabalhadores que têm dificuldade de se consultar no horário comercial".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: