ALBA repudia sanções de EUA, Canadá e UE contra a Venezuela
Aliança composta por países como Cuba, Nicarguá e Bolívia reafirmou apoio e condenou o que chamou de intervenção estrangeira nos assuntos do país
247 - Os países da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) repudiaram neste sábado (11) as sanções impostas pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia contra funcionários venezuelanos. Em comunicado oficial, a Aliança classificou as medidas como "inescrupulosas, extorsivas e criminosas" e acusou esses governos de tentar desestabilizar a Venezuela.
“As medidas extorsivas, criminosas e inescrupulosas impostas pelos governos americano, canadense, britânico e pela União Europeia (…) refletem a crueldade, a cumplicidade e a premeditação óbvia dos governos corporativos ocidentais para prejudicar a paz e a estabilidade de um país livre e soberano e independente como a Venezuela”, destacou o documento divulgado no site oficial da ALBA-TCP.
As sanções foram anunciadas na sexta-feira (10), durante a posse de Nicolás Maduro para seu terceiro mandato como presidente da Venezuela. Os Estados Unidos sancionaram oito autoridades venezuelanas e elevaram a recompensa pela captura de Maduro para US$ 25 milhões (R$ 152,3 milhões).
O Reino Unido, por sua vez, aplicou sanções contra 15 integrantes do governo venezuelano, incluindo o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, que validou a eleição de Maduro. Já o Canadá impôs restrições a 14 altos funcionários, alegando envolvimento em violações de direitos humanos no país.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: