TV 247 logo
HOME > América Latina

ALBA-TCP denuncia o bloqueio e se solidariza com Cuba após apagão

Secretário-geral Jorge Arreaza reafirmou a disposição da ALBA-TCP em apoiar a população cubana afetada pela passagem do furacão Óscar

ALBA-TCP (Foto: Prensa Latina )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América — Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) se solidarizou com Cuba, que sofre um apagão em larga escala em meio à passagem de um furacão devastador e mortal. 

O secretário-executivo da organização, Jorge Arreaza, postou na plataforma de mensagens Telegram, nesta quarta-feira (23), a seguinte mensagem: "Desde a ALBA-TCP, fazemos um reconhecimento ao Presidente Miguel Díaz-Canel, ao seu governo, aos trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico e ao heroico povo cubano, por conseguirem a reconexão e sincronização do sistema elétrico nacional após dias de extrema dificuldade.

Da mesma forma, expressamos total solidariedade às populações afetadas pela passagem do furacão Óscar e oferecemos todas as capacidades da ALBA-TCP para apoiá-las.

O bloqueio reforçado dos EUA contra Cuba não conseguiu, nem conseguirá, dobrar a decisão soberana do povo cubano de ser inexoravelmente livre e independente". 

O governo cubano informou na última sexta-feira que uma falha na usina de Antonio Guiteras, na província ocidental de Matanzas, provocou o desligamento da rede elétrica, causando um apagão em todo o país. Partes da rede foram brevemente restabelecidas durante o fim de semana, antes de caírem novamente. O Ministério da Energia de Cuba disse nesta quarta-feira que o fornecimento de eletricidade havia sido restaurado para cerca de 70% dos consumidores.

A situação foi ainda mais agravada pelo ciclone atlântico Óscar, que atingiu a costa leste de Cuba na noite desta segunda-feira, matando pelo menos sete pessoas e causando danos materiais significativos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados