Milei publica decreto e declara que Aerolíneas Argentinas é “sujeita a privatização”
O governo argentino alega que precisa cortar gastos
247 - O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou um decreto nesta quarta-feira (2) que declara que a Aerolíneas Argentinas, empresa estatal de aviação, é “sujeita a privatização", informa O Globo. O governo já havia antecipado essa medida na semana passada, por meio do porta-voz Manuel Adorni, após as greves que afetaram o serviço da empresa estatal no mês de setembro.
No entanto, a decisão final sobre a privatização depende da autorização do Congresso, já que a legislação exige a autorização do poder Legislativo para a venda da empresa. A companhia foi reestatizada há 16 anos, mas o governo alega que precisa cortar gastos. “A privatização da empresa e a sua exploração em condições de mercado permitirão uma melhor prestação do serviço, o cuidado dos cofres públicos e, sobretudo, que os argentinos deixem de financiar o déficit de uma empresa ineficaz”, diz o decreto.
O documento também afirma que o governo argentino está “desenvolvendo um amplo programa de transformação do sistema nacional de transporte em geral e do transporte aéreo em particular, com o objetivo de racionalizar a oferta de serviços, expandir os investimentos e diminuir os custos”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: