TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Decisão do STF sobre o Marco Civil pode levar à "censura privada", afirmam plataformas digitais

    A Corte está analisando dois processos que podem modificar as regras de responsabilidade das empresas no Brasil

    Estátua da Justiça no prédio do STF em Brasília (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

    247 – Representantes das plataformas digitais no Brasil divulgaram, nesta segunda-feira (9), uma nota afirmando que a decisão em debate no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Marco Civil da Internet pode resultar em “remoções preventivas e à censura privada, comprometendo o debate democrático".

    A legislação atual estabelece que as plataformas digitais só respondem civilmente se não atenderem a uma ordem judicial para remover determinado conteúdo – exceto em situações envolvendo direitos autorais ou a divulgação de imagens íntimas sem consentimento.

    A Corte está analisando dois processos que podem modificar as regras de responsabilidade das big techs no Brasil. Em um dos casos, o ministro Dias Toffoli, relator da ação, votou pela inconstitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil.

    Conforme a tese de Toffoli, as plataformas poderiam ser processadas caso usuários identificassem conteúdos que estão na lista de vedados, como crimes contra o Estado democrático de direito e racismo. Nesses casos, as empresas poderiam ser responsabilizadas antes mesmo de receberem uma ordem judicial.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados