Nikolas, Gayer e Flávio Bolsonaro estão na mira de possível ação da AGU por fake news sobre o Pix
A avaliação é de que a atuação desses políticos agravou a crise de confiança da população que atingiu as instituições financeiras
247 - A Advocacia-Geral da União (AGU) estuda entrar com uma ação civil pública contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por conta de notícias falsas sobre o Pix, informa O Globo. A avaliação é de que a atuação desses políticos agravou a crise de confiança da população que atingiu as instituições financeiras.
Segundo dados coletados pela AGU, houve um grande prejuízo para economia popular por conta da desinformação sobre a criação de uma suposta taxa que seria aplicada sobre transações via Pix. Integrantes do órgão afirmam que pequenos comerciantes foram os mais afetados pela crise, já que dependem da agilidade e da segurança desta forma de pagamento.
Nesse sentido, a ação civil pública buscaria a reparação por danos morais coletivos, por meio do pagamento de multa, além de servir como um alerta sobre a responsabilidade de políticos em preservar a integridade das instituições. A AGU solicitou à Polícia Federal que instaurasse um inquérito para apurar as mentiras e distorções envolvendo o Pix.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: