HOME > Brasil

Número de armas com registro vencido no banco de dados da PF aumenta 12% em 2023

Os estados com o maior número de armas com registro vencido são São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná

(Foto: Giuliana Miranda)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O número de armas de fogo com registro vencido em banco de dados da Polícia Federal aumentou 12%, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, informa a Folha de S. Paulo. Em 2023, foram 1.719.064 unidades nesta situação, enquanto em 2022 foram 1.532.803. Os estados com o maior número de armas com registro vencido são São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

Segundo especialistas, o crescimento no número do arsenal irregular acende um alerta sobre o controle de armas pela PF, já que em 2025, caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) estarão sob a responsabilidade do órgão. A categoria possui cerca de 1,3 milhão de armas, que atualmente são fiscalizadas pelo Exército. Recentemente, a PF solicitou ao Ministério da Justiça a abertura de novos cargos para assumir as atribuições relacionadas aos CACs. Segundo a instituição, a fiscalização pode entrar em colapso se essa reestruturação. 

Toda a arma de uso pessoal do cidadão deve ser cadastrada na Polícia Federal, e o registro possui um prazo de validade. A unidade deve ser recadastrada após esse período. No caso dos CACs, o prazo é de três anos, e para defesa pessoal é cinco anos. As pessoas que deixarem o registro vencer devem ter o certificado de registro cassado e a arma apreendida, além de poder ser preso por posse ou porte ilegal de arma.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados