TV 247 logo
    HOME > Brasil

    O papel do STF é ter independência e aplicar a lei, diz Flávio Dino em meio à pressão da Câmara

    A declaração foi dada em um contexto de tensão entre o STF e a Câmara dos Deputados

    Flávio Dino (Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a Corte se manterá independente, mesmo diante de pressões de agentes públicos ou privados em relação às decisões do tribunal. A declaração foi dada em um contexto de tensão entre o STF e a Câmara dos Deputados, que discute propostas que impactam a atuação do Judiciário.

    “O nosso papel é exatamente ter independência, aplicar a lei e fazer o certo, independentemente de eventuais consequências políticas”, ressaltou. Em discurso, ele também fez uma distinção entre críticas construtivas e tentativas de desestabilização institucional, destacando a importância de preservar a integridade do sistema judicial.

    A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou recentemente propostas que buscam limitar o poder dos magistrados, permitindo ao Legislativo anular decisões da Corte, além de criar um novo processo para o impeachment de ministros.

    De acordo com Dino, se essas medidas forem aprovadas, o STF analisará a constitucionalidade das propostas. (Com informações da agência Estado de S. Paulo).

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados