PEC da Anistia pode reduzir os recursos destinados a candidaturas de pessoas negras em R$ 1,1 bilhão
A estimativa é do Pacto pela Democracia, uma coalizão com mais de 200 organizações da sociedade civil
247 – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia, aprovada pelo Congresso na quinta-feira (15) pode reduzir em aproximadamente R$ 1,1 bilhão os recursos destinados às candidaturas de pessoas negras nas eleições municipais deste ano. A estimativa é do Pacto pela Democracia, uma coalizão com mais de 200 organizações da sociedade civil.
A PEC tem sido alvo de críticas de movimentos que promovem a transparência partidária, os quais argumentam que a medida incentiva a inadimplência. Eles destacam que a proposta permite aos partidos um prazo de até 15 anos para o pagamento de multas eleitorais e de cinco anos para obrigações previdenciárias. A medida ainda extingue todas as sanções tributárias aplicadas às siglas.
Nas eleições de 2024, são 188 mil candidatos pardos e 51,7 mil pretos.
Segundo as regras anteriores, os partidos deveriam destinar uma porcentagem proporcional de recursos à quantidade de candidatos pretos e pardos. No entanto, a PEC da Anistia estabelece um piso de apenas 30% para esses repasses. (Com informações de Terra).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: