TV 247 logo
    HOME > Brasil

    PF informa ao STF que fugitivos de 8 de janeiro foram da Argentina para o Peru

    Polícia Federal busca extradição de quatro brasileiros envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito

    Atos Golpistas de 8 de janeiro de 2023 (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que quatro brasileiros envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro fugiram para o Peru. Segundo autoridades peruanas, repassadas à PF por meio da Interpol, um dos fugitivos entrou no país via Bolívia, enquanto os outros três ingressaram pelo Chile. Esses indivíduos fazem parte de um grupo maior de 61 brasileiros que haviam se refugiado na Argentina para escapar dos processos por crimes contra o Estado Democrático de Direito. As informações são do jornal O Globo.

    De acordo com informações da PF, os quatro fugitivos chegaram ao Peru em novembro de 2023 e são réus em ações penais no STF, todas sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Em outubro, o magistrado determinou a extradição dos brasileiros que estavam na Argentina, e agora o STF deve fazer o mesmo com os indivíduos localizados no Peru.

    Entre os procurados, dois já haviam sido condenados. Um foi sentenciado a 2 anos e 5 meses de prisão por associação criminosa e por incitar as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais, enquanto o outro foi condenado a 13 anos e 6 meses de prisão por golpe de Estado e associação criminosa.

    Em junho deste ano, o governo argentino enviou ao Brasil uma lista com aproximadamente 60 nomes de pessoas procuradas pela Justiça brasileira que estavam em seu território. A partir dessa lista, a PF fez um pedido de extradição, que foi aprovado por Moraes. A partir de agora, com a nova localização no Peru, o STF deverá determinar a extradição desses quatro fugitivos, e o governo brasileiro iniciará as negociações com as autoridades peruanas para trazê-los de volta ao Brasil.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados