TV 247 logo
      HOME > Brasil

      PL mira Centrão para conseguir apoio à anistia aos golpistas do 8/1 até o Carnaval

      Estratégia tenta garantir os 257 votos necessários para levar a proposta ao colégio de líderes da Câmara até o Carnaval

      (Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A cúpula do PL iniciou um esforço concentrado para conseguir apoio ao polêmico projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Segundo a coluna do jornalista Paulo Cappelli, do Metrópoles, em uma estratégia articulada por Jair Bolsonaro, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e congressistas da legenda, tentam garantir os 257 votos necessários para levar a proposta ao colégio de líderes da Câmara até o Carnaval.

      O alvo principal do cortejo da cúpula do PL são os presidentes das principais siglas do centrão: Gilberto Kassab (PSD), Marcos Pereira (Republicanos) e Antônio Rueda (União Brasil). A legenda de Bolsonaro acredita que pelo menos metade das bancadas do centrão deve apoiar a anistia, dado que essas siglas mantêm núcleos bolsonaristas, que ignoram o fato de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) controlarem ministérios. O PL quer explorar esses grupos, sem esquecer de apelar para os deputados independentes.

      O partido também espera contar com o apoio do PP, liderado por Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro. O Progressistas, que tem se mantido alinhado à oposição no governo Lula, é visto como um aliado importante, já que Nogueira é cotado como possível vice numa futura candidatura de Bolsonaro.

      Somando forças, PP, União Brasil, PSD e Republicanos têm 197 deputados. Com base na estimativa do PL de garantir pelo menos metade dessas bancadas, o partido conseguiria 98 votos adicionais. No entanto, esse número ainda não é suficiente para aprovar o projeto de lei.

      Por isso, a cúpula do PL pode ser forçada a procurar apoio também em siglas menores, como MDB e PRD, que somam 12 deputados, além de buscar alinhamento com o Avante, partido que também poderá ser decisivo para alcançar os votos necessários.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados