TV 247 logo
    HOME > Brasil

    PL pressiona por urgência em projeto que anistia golpistas do 8/1

    "Por lealdade ao presidente Hugo Motta, que é nosso aliado na anistia, apresentarei assim que ele voltar da Ásia”, disse o líder do PL, Sóstenes Cavalcante

    (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    O Partido Liberal (PL) quer aumentar a pressão para acelerar a tramitação do projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. De acordo com reportagem da CNN Brasil, o partido pretende apresentar um pedido de urgência na Câmara dos Deputados assim que o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), retornar de viagem à Ásia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “Estamos ampliando o número de partidos que estão assinando. Por lealdade ao presidente Hugo Motta, que é nosso aliado na anistia, apresentarei assim que ele voltar da Ásia”, disse o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) líder do PL na Câmara. 

    Hugo Motta viajou ao Japão e ao Vietnã no último sábado (22), acompanhando o presidente Lula, ministros e parlamentares em missão oficial. Enquanto estiver fora do país, a decisão sobre o trâmite da proposta permanecerá em compasso de espera. O projeto estava inicialmente sob análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas sua tramitação pode ser acelerada por meio do pedido de urgência.

    Ainda de acordo com Sóstenes, o partido já teria recebido sinalizações positivas de nove legendas e agora busca o apoio do Solidariedade, comandado por Paulinho da Força (SP), que tem adotado um tom crítico ao governo Lula. Entre os partidos que estariam dispostos a assinar o requerimento de urgência estão o PSDB e o Podemos.

    .A articulação direta para angariar apoio junto às outras legendas tem sido conduzida por jair Bolsonaro, principal nome do PL e interessado direto na medida. A anistia, se aprovada, pode beneficiar apoiadores do ex-mandatário que participaram da invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

    O antecessor de Motta na presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chegou a anunciar a criação de uma comissão especial para discutir o projeto de anistia, o que teria adiado o debate. No entanto, o colegiado jamais foi instalado. .

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados