TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Tarcísio e Zema empatam e Caiado lidera: veja a avaliação dos governadores nos estados

      Pesquisa Genial/Quaest em 8 estados mostra que governadores de Goiás e Paraná são os mais bem avaliados, enquanto Castro enfrenta alta desaprovação no Rio

      Ronaldo Caiado (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest entre os dias 19 e 23 de fevereiro mediu a aprovação e a avaliação do trabalho de governadores em oito estados brasileiros. O levantamento apontou que Ronaldo Caiado (União), de Goiás, e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, registram os melhores índices de aprovação entre os chefes do Executivo estadual. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para São Paulo e três pontos para os demais estados.  

      Goiás e Paraná lideram aprovação - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, obteve os melhores números da pesquisa. Seu governo é aprovado por 86% dos entrevistados, enquanto apenas 9% desaprovam sua gestão. No Paraná, Ratinho Júnior também tem ampla aceitação, com 81% de aprovação e apenas 14% de rejeição.  

      Os dois gestores se destacam ainda na avaliação qualitativa de desempenho. Caiado tem 74% de avaliações positivas, contra 17% de regulares e 4% de negativas. Já Ratinho Júnior aparece com 65% de avaliações positivas, 24% de regulares e 6% de negativas.  

      Tarcísio e Zema empatam na aprovação - Os governadores de São Paulo e Minas Gerais registraram aprovação semelhante. Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem 61% de aprovação, enquanto Romeu Zema (Novo) aparece com 62%. A desaprovação de ambos também está próxima: 28% para Tarcísio e 30% para Zema.  

      Na avaliação qualitativa, Tarcísio tem 41% de avaliações positivas, 34% de regulares e 14% de negativas. Zema apresenta um quadro semelhante, com 41% de avaliações positivas, 37% regulares e 14% negativas.  

      Eduardo Leite mantém aprovação, enquanto Jerônimo e Raquel enfrentam desafios - No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) tem 62% de aprovação, contra 33% de desaprovação. Ele recebe 40% de avaliações positivas, 39% de regulares e 16% de negativas.  

      Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) tem 61% de aprovação e 31% de desaprovação, enquanto 42% avaliam seu governo como positivo, 29% como regular e 21% como negativo.  

      Já em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) enfrenta um cenário mais dividido: 51% aprovam sua gestão, mas 44% desaprovam. Em termos de avaliação qualitativa, ela tem 32% de avaliações positivas, 37% de regulares e 26% de negativas.  

      Cláudio Castro no Rio - O levantamento aponta que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), tem 48% de desaprovação e 42% de aprovação. Na avaliação qualitativa, Castro tem 24% de avaliações positivas, enquanto 35% consideram seu governo regular e 31% avaliam negativamente.  

      Cenário político para 2026 - Os números da pesquisa refletem a popularidade dos governadores e podem influenciar futuros cenários eleitorais, especialmente para nomes como Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, cotados para disputar a Presidência da República em 2026. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados