HOME > Economia

Eletrobras obtém liminar no STF e suspende acordo coletivo com trabalhadores

Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) expressou indignação com a medida

Eletrobras (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Eletrobras obteve uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) que suspende a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2022/2024), previamente acordado até 31 de agosto entre a empresa e os trabalhadores no Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão ocorre após a empresa ter aceitado a prorrogação do acordo, sugerida pelo ministro Maurício Godinho, devido ao recesso do Judiciário. A empresa comunicou a suspensão por meio do "Comunicado Somos Eletrobras Gente n° 39".

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) expressou indignação com a medida, lembrando que a ata da reunião de 21 de junho no TST mostra que o representante da Eletrobras havia concordado com a prorrogação. Além disso, o CNE destacou que, em várias reuniões realizadas em julho, foram feitas tentativas de negociação e uma contraproposta foi enviada à Eletrobras em 2 de agosto, ainda sem resposta.

Os sindicalistas acusam a Eletrobras de utilizar práticas desleais para pressionar os trabalhadores e tentar enfraquecer os sindicatos. O CNE afirmou que buscará restabelecer a verdade no processo junto ao STF e ao TST, enfatizando a necessidade de a empresa demonstrar na prática o respeito e a valorização que prega em seus discursos. A categoria foi orientada a permanecer atenta às comunicações das entidades sindicais.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados