TV 247 logo
      HOME > Economia

      Governo Lula discute nesta quinta-feira medidas para baixar preço dos alimentos

      Reunião contará com a presença dos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, além de representantes do Ministério da Fazenda

      Carrinho de compras no supermercado (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Arquivo)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta quinta-feira (6) para discutir estratégias de redução do preço dos alimentos, tema que se tornou uma das maiores preocupações do governo diante do impacto direto na percepção da população. 

      O encontro será coordenado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e contará com a presença dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e representantes do Ministério da Fazenda, destaca o jornalista Valdo Cruz em sua coluna no g1. 

      A pauta envolve a análise de propostas sugeridas por setores da economia, incluindo produtores rurais e supermercadistas, que foram enviadas ao governo na última semana. Após a reunião técnica, Lula deve convocar sua equipe para definir quais medidas podem ser adotadas de imediato para conter a alta dos preços e reduzir os impactos na economia doméstica.

      Os setores produtivos listaram alternativas para aliviar o custo da alimentação, mas destacaram que uma redução mais consistente só será sentida a partir da colheita da nova safra agrícola, prevista para março.

      Na última quinta-feira (29), Fávaro e Teixeira já haviam realizado reuniões preparatórias com representantes do agronegócio e do varejo para coletar sugestões. Agora, segundo a reportagem,  o governo entra na fase de avaliar a viabilidade dessas propostas e definir quais poderão ser implementadas de forma prática e com impacto direto nos preços ao consumidor.

      Durante as discussões, produtores rurais se manifestaram contra a possibilidade de cotas de exportação para produtos como carne e soja, ideia que circula dentro do governo como alternativa para garantir preços internos mais baixos. O setor, porém, alerta que essa medida poderia prejudicar a balança comercial e pressionar ainda mais o dólar, elevando os custos de importação e impactando outros setores da economia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados