TV 247 logo
    HOME > Mídia

    ‘A extrema-direita sempre é beneficiada’, diz Ricardo Cappelli sobre poder das redes sociais

    O presidente da ABDI comentou a decisão da Meta de mudar sua política de moderação de conteúdos, se aproximando de Donald Trump

    Ricardo Cappelli (Foto: Felipe Gonçalves / Brasil 247)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, comentou nesta quinta-feira (9) a decisão da Meta, empresa que controla o Facebook e o Instagram, de mudar suas políticas de moderação de conteúdo. Na última terça-feira (7), a companhia anunciou que vai abandonar o sistema de checagem de fatos para adotar o sistema de notas da comunidade, em um movimento para se aproximar do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

    Segundo Cappelli, as redes sociais exercem um papel fundamental nas disputas pelo poder. “O Fim da Inocência. Por que China e Rússia bloqueiam as redes sociais dos EUA? Por que a União Europeia pós Brexit e ascensão da extrema direita no continente estabeleceu regras duras que estão sendo chutadas por Zuckerberg? Redes são comunicação. E comunicação é poder”, escreveu.

    O presidente da ABDI afirma que as redes sociais desempenharam um papel fundamental em movimentos políticos recentes.. “Só ingênuos, desinformados ou mal intencionados acreditam na utopia da neutralidade das redes. Censura? Não, questão de soberania. As ‘Primaveras’ do Oriente Médio vieram das redes. E há muitos indícios de que o ‘junho de 2013’ brasileiro também tenha sido fabricado por elas”, disse.

    Por fim, Cappelli aponta que a extrema-direita sempre é a principal beneficiada dos movimentos emergentes nas redes sociais. “E qual a consequência em todos estes casos? Governos de direita ou extrema direita batendo continência para os EUA. Coincidências? A aliança Musk-Zuckerberg sob liderança de Trump deixou o Rei nu. Resta saber o que faremos agora. Agir ou esperar o trator”, criticou.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados