"EUA analisaram de perto o cenário político brasileiro nas últimas décadas", diz Fernando Morais
Jornalista e escritor obteve 613 relatórios produzidos pelo governo dos EUA sobre o presidente Lula nas últimas décadas
247 - Biógrafo do presidente Lula (PT), o jornalista e escritor Fernando Morais obteve junto ao governo dos Estados Unidos, por meio da Lei de Acesso à Informação norte-americana (Freedom of Information Act - FOIA), 613 relatórios produzidos por órgãos estadunidenses sobre Lula ao longo das últimas décadas, conforme noticia a Folha de S. Paulo.
Morais conta que "o presidente ainda estava preso quando consegui procurações para recolher em nome dele todos os registros existentes nas agências. Tem agência que, obviamente, não tinha nada, tipo a que cuida de entrada ilegal de alimento. Mas pedi de todas".
Segundo o escritor, os Estados Unidos monitoraram a política brasileira atentamente ao longo dos anos e Lula, como maior líder político brasileiro, foi intensamente observado. "Sabemos que o governo norte-americano analisou de perto o cenário político brasileiro nas últimas décadas, e o Lula é um dos personagens mais marcantes e importantes da história da América Latina".
Os dados obtidos por Morais devem enriquecer a segunda parte da biografia de Lula, ainda sem data de lançamento. "Enrolaram muito, e como pedi uma quantidade grande, se sentiram no direito de atrasar. Tanto que minha ideia era que o material entrasse no volume 1 do livro, mas não mandaram. Entrará no volume 2, então", concluiu Morais. O primeiro volume da biografia de Lula já foi traduzido para o chinês, inglês e espanhol, marcando o impacto global da trajetória do líder brasileiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: