TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Após caos nos mercados, Trump sinaliza que pode rever tarifas

      Presidente dos EUA admite que pode recuar se proposta for “fenomenal”

      Donald Trump - 02/04/2025 (Foto: REUTERS/Carlos Barria)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou nesta quinta-feira (3) que está disposto a negociar tarifas reduzidas com parceiros comerciais, mas ressaltou que Washington só considerará propostas que sejam, segundo ele, “fenomenais”. As informações são da agência Bloomberg

      Na véspera, Trump anunciou 10% de tarifas comerciais sobre a maioria das importações dos EUA e taxas muito mais altas para dezenas de outros países, ameaçando desencadear uma convulsão econômica global.

      “As tarifas nos dão um grande poder de negociação”, disse Trump, acrescentando que “todos os países nos contataram”. Questionado se isso significava que ele estava considerando ceder, Trump disse que “depende”. “Se alguém dissesse que vamos lhe dar algo que é tão fenomenal, desde que eles nos deem algo que seja bom”, acrescentou.

      Bolsas globais caem - As declarações contrastam com um cenário econômico adverso após o anúncio das tarifas por Trump, na quarta-feira (2). Os índices de referência de Wall Street caíram nesta quinta-feira, encerrando com as maiores perdas percentuais diárias em anos, à medida que as amplas tarifas dos EUA acenderam temores de uma guerra comercial total e uma recessão econômica global.

      O índice pan-europeu STOXX 600 cedeu 2,7%, retornando ao seu nível mais baixo desde janeiro. Os índices de referência da Alemanha, da Itália e da França fecharam com queda superior a 3%, com as ações italianas e francesas registrando a maior baixa em mais de dois anos. Um indicador da volatilidade do mercado de ações da zona do euro atingiu o pico de oito meses, de 25,54.

      O movimento seguiu uma ampla liquidação de ações globais, à medida que os investidores se voltaram para títulos governamentais considerados mais seguros e para o iene japonês.

      No fechamento, o índice de Xangai teve queda de 0,24%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,59% e atingiu o nível mais baixo em dois meses. O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1,52%. O iuan caiu para o seu nível mais baixo em sete semanas e os mercados de ações chineses recuaram nesta quinta-feira. 

      Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 2,77%, a 34.735 pontos.

      O Ibovespa fechou praticamente estável nesta quinta-feira, com ações de companhias sensíveis à economia doméstica contrabalançando a pressão de papéis de empresas vulneráveis ao mercado externo. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados