Chefe do Pentágono espera que Zelensky participe de negociações de paz "em breve"
Declarações de representantes americanos ocorrem após o líder ucraniano sinalizar, em uma coletiva de imprensa, que está disposto a renunciar ao cargo
247 - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou que espera que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participe de negociações de paz e estabeleça uma parceria econômica com os EUA "em breve". As declarações foram feitas em entrevista à Fox News no domingo (23), em um momento em que a comunidade internacional busca avançar em direção a uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia.
"Zelensky deve vir à mesa de negociações, porque essa parceria econômica é algo importante para o futuro de seu país, e esperamos que ele o faça em breve", disse Hegseth, segundo a agência Sputnik.
O enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, também expressou otimismo em relação às negociações de paz. Em entrevista à CNN, Witkoff afirmou que as conversas recentes na Arábia Saudita, envolvendo o secretário de Estado americano e o conselheiro de Segurança Nacional, foram "positivas, construtivas e geraram impulso".
"Eu diria que estou otimista e positivo, assim como o presidente atual, de que podemos chegar a um acordo rapidamente", disse Witkoff, ao ser questionado sobre a possibilidade de um acordo entre Rússia e Ucrânia para encerrar o conflito.
Zelensky sinaliza disposição para ceder - As declarações dos representantes americanos ocorrem após Zelensky sinalizar, em uma coletiva de imprensa na semana passada, que está disposto a renunciar ao cargo se isso for necessário para alcançar a paz ou garantir a entrada da Ucrânia na OTAN.
"Se para a paz na Ucrânia vocês realmente precisam que eu renuncie, estou pronto. Também posso trocar isso pela OTAN, se me oferecerem essas condições imediatamente", afirmou Zelensky, em transmissão ao vivo realizada por seu escritório.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: